Campus Paraíso do Tocantins realiza primeiro curso de Goalball do Estado

0
154

61c7bc06-1d05-48ac-be90-79a981b3fe5a

Na próxima segunda-feira, 13, o Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), sediará o primeiro curso de Goalball ministrado no Tocantins.

O curso contará com a presença do jogador da seleção brasileira masculina de goalball Leomon Moreno, medalha de bronze nas Paralimpíadas do Rio 2016, e será ministrado pelo professor Gabriel Goulart Buds, da CBDV. O evento é gratuito e tem o objetivo de capacitar professores de Educação Física em atividade que promova a inclusão de alunos que possuem deficiência visual.

Durante o curso será discutida a importância de atividades de inclusão nas aulas de educação física e realizada atividade prática, na qual os participantes poderão aprender como se joga a modalidade e como pode esta ser utilizada em sala de aula.

A parceria entre IFTO e a CBDV surgiu quando o professor de Educação Física Avelino Neto, do Campus Paraíso do Tocantins, resolveu incentivar todos os alunos da turma do 1º ano do ensino médio integrado em Informática a praticar o goalball, uma modalidade esportiva praticada por pessoas com deficiência visual, para estimular a integração de um aluno que tem problemas de baixa visão.

A aula foi um sucesso entre os alunos. Eles mesmos produziram as traves, adaptaram a bola e buscaram o conhecimento das regras e da história da modalidade. O objetivo de integração também foi alcançado, isso porque, o aluno com deficiência visual participou empolgado da atividade junto com os demais colegas.

Essa história foi parar nas redes sociais e rendeu muitas curtidas e compartilhamentos no Facebook. A iniciativa chamou a atenção da CBDV, que entrou em contato com o professor Neto, e propôs a realização do curso.

As atividades acontecerão das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, no auditório e na quadra de esportes do Campus Paraíso do Tocantins, localizado na Rodovia BR 153, KM 480, Distrito Agroindustrial da cidade.

Para confirmação de presença e mais informações, entrar em contato pelos telefones (63) 3361-0300 ou (63) 99284-6868, falar com professor Neto.

Fonte: portal.ifto.edu.br

Responda

Please enter your comment!
Please enter your name here